Nota: Sobre a cirurgia

18.05.2013
Bem, enquanto não sai meu "chinese democracy" (sim, faz tempo que estou tentando terminar esse álbum do True...), gostaria de esclarecer o que aconteceu na última semana.

"Esvaziamento Cervical Bi-Lateral", esse é o nome do procedimento ao qual fui submetido na última segunda-feira (13/05/13).
Por que?

Hà mais ou menos 2 anos atrás fui diagnosticado com um tumor malígno na tireóide, e no dia 10/10/2011 fiz  a cirurgia para retirada total desta glândula, procedimento esse, que na época, quase me impossibilitou de continuar cantando, devido a localização exatamente em cima das cordas vocais.

Pois bem, em Março deste ano, ao fazer um exame de rotina foi descoberto metástases em uma íngua do sistema linfático cervical. E para que esse câncer não se espalhasse então fui submetido a esta cirurgia mais agressiva, que consiste em fazer 2 cortes, um de cada lado do pescoço e fazer "uma limpa" em todo o sistema.

Ainda no hospital o médico, o excelente Dr Fernando Bernardi então me revelou que a cirurgia foi na hora certa, pois desde os exames de ecografia de 2 meses atrás até o momento do procedimento, havia evoluído bastante e já estava se espalhando, "O resultado da ecografia não condiz com o que encontrei no seu pescoço. Ele estava tomado de tumores, e alguns deste tamanha (fazendo o gesto com os dedos demonstrando mais ou menos uns 3 com)", disse o DR. 

Um detalhe que chamou minha atenção foi o cuidado com que tiveram em presevar minha voz, da qual já havia manifestado o desconforto e perda causado pela primeira cirurgia. A princípio o corte era para ser de um lado a outro do pescoço, mas o médico preservou a parte central. E no momento da cirurgia o anestesista me disse: "Me disseram que tu canta uns rock pesado (quebrando o gelo), pois vou colocar um tubo infantil, com diâmetro menor, para que não te machuque." Eu achei espetacular isso!!
Tanto que nem vi quando tiraram o tubo, diferente da outra vez.

Gostaria de agradecer a todos que torceram para que tudo desse certo, pelas mensagens no Facebook e até foram me visitar. O pensamento positivo faz a diferença nestas horas. Agradecer ao Mundo Maior por ter guiado as mãos dos excelentes profissionais envolvidos. Ao excepcional atendimento do Hospital Nossa Senhora Medianeira, e principalmente a minha família e amigos.
Em especial a Marcos De Ros, que me ligou um pouco antes de "ir pra faca" me desejando boa sorte e me motvando, ao Paulo Schroeber pelas belas palavras no facebook, ao Daniel e Fábio Suliani, por me prepararem o espírito no último sábado no Driwk´s, e a dedicação de minha esposa, Márcia Paim e minha cunhada Maira Grisa pela companhia no hospital. A visita de Thiago Caurio com o Paulo. E não posso esquecer do Cipriano Maffei e ao Marcelo Nunez, que vieram aqui em casa um dia antes me desejar boa sorte.
Neste momento passo pela não menos difícil fase de recuperação dos ferimentos e efeitos colaterais, mas graças a Deus estou temdo uma recuperação rápida. E apesar das dores no tórax e faringe enquando respiro fundo ou tusso, a minha voz está fraca mas praticamente intacta, ao menos falando.

O importante é que estou em casa e, a princípio, estou muito bem.

Mais uma vez obrigado a todos!!

Abraço!!!